sábado, 15 de setembro de 2007

Iron Maiden - a estreia ao vivo em Portugal


1 de Setembro de 1984. O mítico Pavilhão Dramático de Cascais recebia pela primeira de quatro vezes os Iron Maiden - no dia anterior, a banda estreara-se ao vivo em Portugal no Pavilhão Infante de Sagres, no Porto. A digressão em que se incluíam estes espectáculos era a World Slavery Tour, que promovia o quinto álbum dos britânicos, o magnífico Powerslave.

Tendo eu na altura apenas 14 anos, os progenitores negaram-me sucessivamente, ao longo de meses, os pedidos desesperados de assistir ao concerto. Lembro-me como se fosse hoje de ouvir na rádio anúncios ao acontecimento e de ver em Carcavelos (onde passava férias em Agosto) e em Lisboa os respectivos cartazes. As notícias publicadas nos jornais e revistas geravam-me um sentimento de frustração ainda maior.

Já na época os Maiden eram a minha banda favorita, pelo que tive um profundo desgosto de não assistir a este evento histórico. No entanto, um amigo do meu irmão teve essa sorte e uns dias após o espectáculo ofereceu-me o bilhete dele como prémio de consolação. É esse bilhete (que plastifiquei, à semelhança de todos os outros, com vista a uma melhor preservação futura) que aqui reproduzo.



Mas, apesar de não poder assistir ao concerto, acompanhei tudo o que era publicado na comunicação social antes e após o evento. Abaixo reproduzo uma entrevista de cinco páginas publicada na excelente revista " Música & Som", que o saudoso Pedro Cardoso (por favor volta ao jornalismo musical, nem imaginas a falta que sentimos de ti) fez a Bruce Dickinson. A sequência de leitura das páginas é da esquerda para a direita e de cima para baixo.







Em Portugal eram raros os concertos estrangeiros de grande dimensão (uma média de um por ano, se falarmos estritamente no que respeita ao Heavy metal), portanto, os que havia eram autênticos acontecimentos, ainda mais quando as bandas se faziam acompanhar de bons espectáculos visuais. Para terem uma ideia do que falo, disponibilizo recortes de jornais que anunciam os espectáculos da banda em Portugal. Uma curiosidade: em baixo, a foto onde se lê "O Heavy soou forte em Cascais" era a que ilustrava o cartaz que anunciava as datas de Lisboa e Porto e, julgo, toda a digressão europeia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Cá está o TAL concerto, o primeiro em Portugal, no Infante de Sagres. Ainda hoje nem sei como meteram aquela tralha toda num pavilhão minúsculo. Também guardo essa revista, juntamente com muita coisa da época. Sou tipo para passar mais de 10 anos sem lhe pôr os olhos em cima, mas quando - na maior parte dos casos por outro motivo qualquer - tropeço com essas memórias, fico uma tarde inteira à volta de papeis velhos. Neste momento, estou a exorcizar outras memórias: a passar literalmente TUDO o que tenho de som nacional para mp3. São literalmente milhares de cassetes com demos, ensaios, concertos, etc. Fantástico. Pode não valer um caracol, mas para mim é um tesouro.

António Pedro disse...

Eu estive lá... era um miúdo e foi assombroso! Memorável!

IUnoTUBE disse...

Deixo aqui um testemunho vivo do meu passaporte para esse dia em video está aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=FeeBVpxRct4